Precisão na medição de quilometragem: comparação entre rastreador veicular e hodômetro do veículo
As empresas utilizam informações de movimentação de veículos para diversas finalidades, como cálculo de consumo médio, agendamento de manutenções, acompanhamento da movimentação mensal de cada veículo e monitoramento de toda a frota. Muitas empresas normalmente obtêm essas informações manualmente, a partir de hodômetros dos veículos, mas o processo é trabalhoso, demorado e sujeito a erros de coleta e digitação.
Uma alternativa é utilizar um sistema de rastreamento, mas a questão é: esta informação é confiável? Na maioria das vezes, esse não é o caso. Muitos sistemas registram informações a cada um ou até três minutos, o que pode levar a imprecisões, principalmente quando o veículo faz curvas ou retornos, pois todos os sistemas de rastreamento calculam linhas retas entre esses pontos. Em estradas com menos curvas, a diferença entre os hodômetros (do veículo e do rastreador veicular) pode ser menos relevante, mas em áreas urbanas com mais curvas, essa diferença pode chegar a 10%, afetando seriamente a confiabilidade dos dados.
É aqui que se destaca o sistema da SEG Controle: os dados são coletados a cada 15 segundos (um dos mais rápidos do mercado), com diferença máxima entre hodômetros de até 1% na estrada e 2% na cidade (testado e comprovado com diversos veículos), o que torna o rastreador veicular da SEG altamente eficiente e confiável. Portanto, os relatórios emitidos pelo sistema SEG Controle tornam-se uma ferramenta poderosa para os gestores de frota.