Os Perigos do Motor Ocioso
Uma das funcionalidades presentes nos sistemas de rastreamento veicular da Seg Controle é o monitoramento do motor ocioso. O termo "motor ocioso" refere-se a um veículo com o motor ligado, porém parado, ou seja, sem movimento.
O motor ocioso frequentemente é associado a custos desnecessários. Isso ocorre porque, quando um veículo está com o motor ligado e parado, ele continua consumindo combustível e sofrendo desgaste em suas peças.
Alguns clientes relataram que o período de maior incidência de motor ocioso ocorre durante o horário de almoço, quando os colaboradores tendem a tirar um cochilo dentro do carro, com o ar-condicionado ligado, permanecendo nessa situação de 45 a 70 minutos.
Entretanto, há um risco adicional, embora raro, associado a essa prática, porém extremamente grave. O motor em funcionamento emite um gás conhecido como monóxido de carbono, que é inodoro e altamente tóxico, podendo levar à morte em um curto período de tempo se inalado em altas concentrações. Existem casos em que, devido a falhas técnicas, esse gás penetra no interior do veículo, e como os ocupantes estão dormindo, não percebem sua presença. Apenas neste ano, dois casos ficaram notórios no Brasil: em um deles, quatro jovens faleceram enquanto dormiam em um carro de luxo em Balneário Camboriú, Santa Catarina; em outro, um casal também faleceu enquanto dormia em um carro em Cajati, São Paulo.
Portanto, utilizar o carro com o motor ligado para dormir pode ser extremamente perigoso, inclusive com risco de morte. Recomenda-se o uso da funcionalidade de monitoramento de motor ocioso, disponível nos rastreadores da SEG, para identificar quais colaboradores estão adotando essa prática e educá-los. Além de reduzir os custos desnecessários com os veículos da frota, essa medida também ajuda a evitar o risco de asfixia e morte.
Não perca mais tempo e faça o download gratuito de nossa Calculadora de Custo com Motor Ocioso. Você vai se surpreender.