Desvios de rota podem custar caro
Um desvio de rota pode ocorrer por diversos motivos, como obras na via, acidentes, congestionamentos, entre outros imprevistos que podem atrasar o trajeto originalmente planejado. Porém, muitas vezes o desvio de rota é proposital para atender algum fim pessoal do motorista, e isso também pode custar dinheiro, já que o percurso alternativo pode ser mais longo e, consequentemente, mais caro.
Em média, o valor de um desvio de rota é de R$ 0,8 por quilômetro percorrido a mais do que o trajeto original. Com um desvio de rota de 20 km, o custo adicional será de R$ 16,00 (20 x 0,8). Esse valor pode parecer insignificante em alguns casos, mas quando há uma longa distância percorrida várias vezes na semana, o custo pode ser considerável.
Na SEG Controle Veicular já tivemos o caso de um cliente em que o funcionário da empresa fazia um desvio de rota de 20 km, indo até outra cidade para ver a namorada, gerando ao todo um desvio de rota de 40 km.
Por isso, é importante que as empresas tenham um rastreador veicular para que possam monitorar as rotas dos funcionários que ficam com o carro. Dessa forma, é possível minimizar os custos com desvios de rota e oferecer um serviço mais eficiente e competitivo no mercado.