Como Bloqueadores de Sinal interferem no Rastreamento Veicular

Os bloqueadores de sinal, também conhecidos como jammers, são dispositivos que interferem ou bloqueiam os sinais de comunicação fundamentais para o rastreamento veicular. Esses sinais, como os de GPS e GSM, são essenciais para que o rastreador veicular determine a localização do veículo e sua velocidade e transmita essas informações para um servidor, que disponibiliza estes dados para o sistema que faz o rastreamento veicular.

Quando um jammer é ativado perto de um veículo, ele emite interferências na mesma frequência usada pelo rastreador, o que pode causar dois problemas principais:
 

  1. Bloqueio do Sinal de GPS: O rastreador perde a capacidade de captar os sinais dos satélites GPS, impossibilitando a determinação da localização do veículo e sua velocidade.
  2. Bloqueio do Sinal GSM: O rastreador não consegue transmitir as informações para o servidor, deixando o sistema "mudo" e impedindo a comunicação da localização do veículo e outros dados críticos.


Essas interferências são a razão pela qual muitos veículos equipados com rastreadores GPS não são recuperados após roubos. Os criminosos estão cada vez mais familiarizados com o uso de bloqueadores de sinal para neutralizar os rastreadores veiculares.

Na Seg, desenvolvemos nossos sistemas de rastreamento veicular com um forte foco na logística. Enquanto muitas empresas priorizam a recuperação de veículos roubados, outras preferem utilizar essa tecnologia como uma ferramenta estratégica para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a segurança dos colaboradores.